Como fidelizar clientes usando o marketing digital?

Como fidelizar clientes usando o marketing digital?

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Fidelizar clientes é uma das tarefas mais importantes dentro de uma empresa. Um cliente fiel sempre irá priorizar, defender e recomendar os seus produtos e serviços a outras pessoas. Há diversas maneiras através das quais podemos fidelizar um cliente, o uso do marketing digital se mostra uma das mais eficientes.

Para manter sua empresa em um crescimento estável nesse mercado tão competitivo clientes fiéis serão o seu melhor investimento, confira um pouco sobre como você pode usar estratégias do marketing digital para a fidelização dos seus clientes!

Por que é importante fidelizar clientes? É possível usar o marketing digital?

Você com certeza deve estar se perguntando “mas qual a importância da fidelização de clientes?”. Existem motivos variados para esse processo ter tamanha importância e para a contribuição do marketing digital ser essencial, hoje separamos alguns dos que mais se destacam:

Um cliente fiel é um cliente honesto

Esse processo está ligado diretamente não somente à satisfação pessoal do cliente, mas também à qualidade do seu produto ou serviço, o atendimento que ele recebe e o valor que a marca tem.

Além disso, um cliente fiel e que está acostumado à sua marca será o primeiro a dar um feedback em relação a produtos novos, mudança em processos de fabricação de produtos antigos, atendimento e qualidade que a sua marca apresenta. Eles são aqueles que nos fornecerão um feedback mais honesto.

O melhor tipo de propaganda

A fidelização de clientes tem uma consequência extremamente benéfica, que é a melhora da reputação da sua empresa. Clientes fiéis sempre recomendarão você aos amigos e familiares que buscarem por opiniões.

Se conseguirmos construir um público engajado, eles ainda defenderão a sua empresa para outras pessoas, possibilitando um maior alcance da sua empresa, a partir dessa simples atitude.

Aumento do lucro

A fidelização de clientes possibilita um aumento nos seus lucros. Um estudo da Harvard Business Review mostra que aumentar a retenção de clientes em apenas 5% pode levar a um aumento de 25% a até 95% nos lucros.

Isso se dá devido ao fato de clientes fiéis comprarem com mais frequência e em maior quantidade do que clientes comuns.

Como o Marketing Digital pode contribuir?

Agora que nós já entendemos o motivo desse processo ser tão importante para as empresas, podemos começar a falar sobre como fazer isso de forma funcional.

As estratégias de marketing digital que podem ser aplicadas para o desenvolvimento do processo de fidelização de clientes são várias, entre as principais podemos citar:

Investimento em Mobile Marketing

Uma das maravilhas do Marketing Digital é as possibilidades que ele nos traz, sendo uma delas o Mobile Marketing. Aproximadamente 85% dos brasileiros possuem celulares ou dispositivos mobile, o que nos deixa com um público enorme a atingir.

Estratégias voltadas para aparelhos mobile alcançam um número de potenciais clientes enorme, e podem nos auxiliar a criar e veicular campanhas de fidelização dos nossos clientes.

Então, o uso de SMS, e-mail marketings, geomarketing e anúncios em formato mobile podem alavancar os resultados de nossas campanhas.

Use as Redes Sociais e estratégias do marketing digital

As redes sociais são uma das melhores formas de fidelizar clientes. Esse ambiente descontraído fornece às empresas um espaço de interação direta com os consumidores.

Então, aqui é onde você deve soltar a sua criatividade e interagir ao máximo. Responda seus clientes, brinque, participe de trends e forneça ajuda. Assim, o engajamento que você gera nas redes sociais pode alavancar o relacionamento entre você e seu cliente.

Invista em um bom atendimento Digital

O mais básico que um comércio pode oferecer é um atendimento de qualidade. Isso fará diferença em todo o processo de compra, mas durante o pós-compra um bom atendimento se tornará mais importante. Esse processo traz ao consumidor a sensação de que a empresa se preocupa com ele, mesmo após o fechamento da compra.

Oferecer um atendimento de qualidade é simples, você precisa encontrar as pessoas certas e oferecer treinamentos adequados, para que a resolução de problemas seja natural.

Não esqueça dos e-mail marketings

O e-mail marketing é uma das formas mais eficientes de criar um relacionamento de confiança com os clientes. Ele é ótimo para transmitir e coletar informações, principalmente quando você entrega um conteúdo de relevância ao seu destinatário.

Existem diversas plataformas que nos permitem a automação desses processos, uma delas é a RD Station, que auxilia não somente nos email marketing, mas em várias tarefas do marketing digital, como a manutenção de seus leads qualificados.

Use os dados que você coleta com o marketing digital

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a facilidade em obter e analisar dados. Dessa forma, sistemas como os de CRM (Customer Relationship Manager) possibilitam a análise de outros tipos de dados, que podem auxiliar na montagem de campanhas mais eficientes.

Conclusão

Dessa forma, podemos concluir que o marketing digital é um grande aliado no processo de fidelização de clientes. Nós já sabemos que esse processo é importante porque cria clientes determinados a defender, propagar e auxiliar a sua marca.

As ferramentas que o marketing digital nos disponibiliza podem otimizar a fidelização de clientes porque eles estreitam os laços e geram confiança no relacionamento entre a marca e o consumidor.


Por fim, para construir campanhas assertivas, que vão trazer os resultados desejados, você precisa de uma equipe profissional, disposta a atender você. Então faça o seu dinheiro valer a pena, entre em contato com nossa equipe, garanta o seu crescimento!

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